fbpx
Produtos Quem Somos
Diagnóstico molecular semana da saúde

Semana da Saúde no Brasil: o papel do diagnóstico molecular

A Semana da Saúde no Brasil ocorre entre os dias 02 e 07 de abril. Durante esse período, diversas instituições focam em ampliar a conscientização sobre a prevenção de doenças e a promoção de cuidados com a saúde. Dessa forma, a realização de exames de rotina é uma medida importante para promover mais qualidade de vida para as pessoas.

O diagnóstico molecular, que utiliza técnicas como a PCR em Tempo Real e o sequenciamento de nova geração (NGS), é uma área da medicina diagnóstica cujo objetivo é analisar o DNA e/ou RNA. Essas técnicas têm revolucionado a medicina, permitindo diagnósticos mais precisos, rápidos e personalizados.

Com o diagnóstico molecular é possível identificar a presença de microrganismos, mutações genéticas e outras alterações moleculares associadas a determinadas doenças. Conheça algumas das principais vantagens do diagnóstico molecular.

Detecção de agentes infecciosos: pode ser utilizado para identificar microrganismos como vírus, bactérias, fungos e parasitas. Sua aplicação é fundamental para o diagnóstico precoce de quadros como a hepatite, tuberculose, meningite, infecções respiratórias e infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Oncologia molecular: nesse campo, o teste tem como objetivo detectar mutações genéticas específicas associadas ao câncer, que podem direcionar o tratamento e auxiliar no monitoramento e prognóstico de forma individualizada para cada paciente.

Identificação de doenças genéticas: os testes podem detectar mutações genéticas responsáveis por doenças hereditárias como a fibrose cística, doença de Huntington e hemofilia.

Papel do teste molecular no diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce desempenha um papel crucial em muitas áreas da medicina e da saúde pública por várias razões. Entre elas, podemos destacar:

Melhora do prognóstico: identificar uma condição o mais cedo possível possibilita iniciar o tratamento de forma precoce, o que diminui o risco de complicações e amplia as perspectivas de sucesso terapêutico.

Prevenção da disseminação: detectar rapidamente indivíduos infectados permite a implementação de medidas de controle, tais como isolamento, tratamento e rastreamento de contatos. Isso pode contribuir para a prevenção de surtos e epidemias.

Melhora da qualidade de vida: identificar uma doença de forma precoce pode proporcionar aos pacientes um melhor controle sobre sua saúde e ajudá-los a evitar complicações graves que possam prejudicar sua qualidade de vida.

Soluções da Mobius

Nosso portfólio contempla soluções moleculares completas para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), meningites, doenças respiratórias, entre outras.

Além disso, a Linha Easy PGX (Diatech Pharmacogenetics), possui testes que analisam o perfil genético tumoral de pacientes com câncer, permitindo verificar a sensibilidade ou resistência às terapias-alvo. Dessa forma, o tratamento oncológico é personalizado.