fbpx
Produtos Quem Somos
autocoletor vaginal

Autocoletor vaginal: mais praticidade na coleta do exame preventivo

À medida que celebramos o Mês da Mulher, é essencial reforçarmos a importância da prevenção de doenças que afetam diretamente a qualidade de vida e bem-estar das mulheres. Entre as condições preocupantes, estão as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), que inclui a infecção pelo papilomavírus humano (HPV). Facilitar o acesso a metodologias confiáveis de diagnóstico é fundamental para aumentar o cuidado com a saúde.

As IST representam uma ameaça significativa para a saúde feminina, podendo resultar em uma série de complicações. Entre elas, estão: Doença Inflamatória Pélvica (DIP), infertilidade, problemas na gravidez, dores crônicas, além de um maior risco de contrair o HIV, devido à inflamação e ruptura da barreira mucosa que as tornam mais vulneráveis à infecção pelo vírus.

O HPV é um dos vírus causadores de IST. É altamente contagioso e pode ser transmitido por meio do contato direto com a pele ou mucosas infectadas, geralmente durante a atividade sexual. Enquanto muitas mulheres podem ser portadoras do vírus sem apresentar sintomas, outras podem desenvolver verrugas genitais ou enfrentar riscos mais sérios, como lesões pré-cancerígenas e até câncer do colo do útero.

Uma das maneiras mais eficazes de proteger a saúde ginecológica é por meio da prevenção e detecção precoce das IST. A ciência médica avançou significativamente para auxiliar pacientes e profissionais de saúde durante a atenção primária. Por isso, o Dispositivo de Autocoleta Vaginal se tornou uma das ferramentas na luta contra as infecções e suas consequências. Esta inovação permite que as mulheres coletem suas próprias amostras ginecológicas de forma confortável, simples e segura.

O kit Autocoleta Vaginal V-Veil UP2¹ da Mobius foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar a coleta de amostras vaginais, utilizadas no diagnóstico in vitro de infecções por patógenos como o Papiloma Vírus Humano (HPV) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).  Além da facilidade do uso, o dispositivo garante a coleta de amostras representativas, tornando os resultados confiáveis e seguros.

A coleta das amostras ginecológicas pode ser feita pela própria mulher, em até 10 minutos, sem que seja necessária a intervenção de um profissional de saúde. Esse procedimento é simples e seguro, conforme demonstrado no passo a passo abaixo:

Após a coleta, a amostra é entregue para a análise em laboratório e os especialistas analisam o material para verificar a presença de IST.

A simplificação do processo de coleta facilita o acesso de mais pacientes ao exame preventivo, permitindo a identificação e controle de infecções e lesões precocemente. Entre as principais vantagens do kit Autocoleta Vaginal, estão:

Acesso simplificado: O dispositivo permite que as mulheres realizem a coleta onde se sentirem mais confortáveis, eliminando barreiras de acesso e proporcionando maior conveniência.

Auxílio na detecção precoce: A identificação precoce das IST é essencial para prevenir complicações graves. Consequentemente, as mulheres podem monitorar sua saúde regularmente e agir rapidamente se necessário.

Privacidade e conforto: Muitas mulheres podem sentir desconforto ou ansiedade ao realizar exames ginecológicos em consultórios médicos. A autocoleta vaginal oferece privacidade e conforto, promovendo uma experiência menos invasiva e mais tranquila.

Redução do estigma: O estigma em torno das infecções sexualmente transmissíveis pode desencorajar as mulheres de procurarem testes e tratamento. A autocoleta vaginal ajuda a reduzir esse estigma, tornando o processo de triagem mais discreto e acessível.

Neste Mês da Mulher, incentivamos todas as mulheres a priorizarem sua saúde ginecológica e a considerarem a autocoleta vaginal como uma ferramenta eficaz na prevenção das IST e de suas complicações. Ao tomar medidas proativas para detecção precoce, estamos investindo em um futuro mais saudável e promissor.

¹ Produto com Registro ANVISA nº 80502070099.