fbpx
Produtos Quem Somos
Leucemias

Fevereiro Laranja: o papel do diagnóstico molecular no tratamento das leucemias

Em fevereiro, dedicamos nosso foco à conscientização sobre as leucemias, um tipo de câncer que afeta a medula óssea e a produção de sangue. A iniciativa tem como objetivo informar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento desse grupo de neoplasia.

Durante a doença, as células precursoras presentes na medula óssea sofrem alterações, o que afeta a produção de hemácias, plaquetas e células de defesa. Por conta disso, os pacientes podem apresentar diversos sinais e sintomas como, fadiga persistente, infecções frequentes, hematomas recorrentes, distúrbios de coagulação, sangramento nasal e perda de peso.

Cada leucemia possui um tratamento específico e pode ser dividida em forma aguda ou crônica, dependendo da sua taxa de crescimento. De acordo com a Sociedade de Leucemia e Linfoma, existem quatro classificações da doença. São elas:

Leucemia linfoide aguda (LLA)

Caracterizada pela rápida proliferação de células imaturas da linhagem linfoide na medula óssea.

Leucemia mieloide aguda (LMA)

Caracterizada pela rápida proliferação de células imaturas da linhagem mieloide na medula óssea.

Leucemia linfocítica crônica (LLC)

Caracterizada pela proliferação lenta e acumulação de linfócitos anormais na medula óssea, sangue periférico e órgãos linfoides.

Leucemia mieloide crônica (LMC)

Caracterizada pela proliferação excessiva de células mieloides na medula óssea, geralmente associada à presença do cromossomo Philadelphia.

Essa doença pode afetar pessoas de todas as idades. A LLA é o tipo mais comum em crianças e a LMA é um dos tipos mais frequentes em crianças e adultos. Segundo estimativas do INCA (Instituto Nacional de Câncer), espera-se mais de 11 mil casos de leucemias entre 2023 e 2025.

Solução da Mobius para Leucemias

A Linha EasyPGX da empresa Diatech¹ possui um portfólio completo para oncohematologia, com soluções moleculares em qPCR para diagnóstico, prognóstico e tratamento personalizado para quadros de leucemia. Com o resultado, liberado em poucas horas, o médico pode direcionar o tratamento, trazendo benefícios ao bem-estar e qualidade de vida dos pacientes oncológicos.

¹ Produto RUO (Research Use Only) – uso exclusivo em pesquisa.