fbpx
Produtos Quem Somos

Câncer de mama masculino: a importância do diagnóstico molecular

O mês de novembro é conhecido internacionalmente como o período em que são intensificadas as ações de conscientização sobre a saúde dos homens, com foco principal na prevenção contra o câncer de próstata. Mas, é importante lembrar que, embora raros, os tumores de mama também podem afetar o público masculino. Estima-se que um em cada 833 homens irão desenvolver esse tipo de doença durante a vida*. No caso das mulheres, o risco é muito maior, sendo uma em cada 8. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2020, foram registrados cerca de 207 óbitos de homens por câncer de mama.

*Sociedade Americana de Câncer, 2023.

Fatores de risco para o câncer de mama masculino

O desequilíbrio hormonal é uma das principais causas para o desenvolvimento desse tipo de câncer. O aumento dos níveis de estrógeno, hormônio feminino que também está presente nos homens, pode influenciar na divisão de células mamárias. Além disso, mutações genéticas herdadas, ou seja, presentes na família, nos genes BRCA1, BRCA2 e PALB2 estão relacionadas a um aumento do risco. Assim como em outros cânceres, fatores ambientais como exposição à radiação, produtos químicos, dieta e estilo de vida contribuem para o aparecimento de mutações esporádicas.

Sintomas, diagnóstico e tratamento

O desenvolvimento e as condutas da doença são semelhantes aos casos femininos. Os sintomas mais comuns são: surgimento de nódulos, alterações na pele, no mamilo e linfonodos aumentados na região da axila. Dessa forma, o diagnóstico consiste na realização de exames como a mamografia, ultrassom e biópsia. Uma vez confirmado, o tratamento pode incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia e terapias-alvo, dependendo do estágio do câncer.

Solução da Mobius

A Linha EasyPGX® – Tumores Sólidos¹ foi desenvolvida para democratizar o acesso à biologia molecular e acelerar a terapia oncológica personalizada. O portfólio contempla os principais biomarcadores clinicamente relevantes, como o PIK3CA, relacionado ao câncer de mama metastático. Os testes são baseados na técnica de PCR em tempo real, o que reduz significativamente o tempo de espera do resultado, além de ser altamente específico e sensível.

¹Produto para uso em pesquisa (RUO).