A Semana da Saúde no Brasil ocorre entre os dias 02 e 07 de abril. Durante esse período, diversas instituições focam em ampliar a conscientização sobre a prevenção de doenças e a promoção de cuidados com a saúde. Dessa forma, a realização de exames de rotina é uma medida importante para promover mais qualidade de vida para as pessoas.
O diagnóstico molecular, que utiliza técnicas como a PCR em Tempo Real e o sequenciamento de nova geração (NGS), é uma área da medicina diagnóstica cujo objetivo é analisar o DNA e/ou RNA. Essas técnicas têm revolucionado a medicina, permitindo diagnósticos mais precisos, rápidos e personalizados.
Com o diagnóstico molecular é possível identificar a presença de microrganismos, mutações genéticas e outras alterações moleculares associadas a determinadas doenças. Conheça algumas das principais vantagens do diagnóstico molecular.
Detecção de agentes infecciosos: pode ser utilizado para identificar microrganismos como vírus, bactérias, fungos e parasitas. Sua aplicação é fundamental para o diagnóstico precoce de quadros como a hepatite, tuberculose, meningite, infecções respiratórias e infecções sexualmente transmissíveis (IST).
Oncologia molecular: nesse campo, o teste tem como objetivo detectar mutações genéticas específicas associadas ao câncer, que podem direcionar o tratamento e auxiliar no monitoramento e prognóstico de forma individualizada para cada paciente.
Identificação de doenças genéticas: os testes podem detectar mutações genéticas responsáveis por doenças hereditárias como a fibrose cística, doença de Huntington e hemofilia.
O diagnóstico precoce desempenha um papel crucial em muitas áreas da medicina e da saúde pública por várias razões. Entre elas, podemos destacar:
Melhora do prognóstico: identificar uma condição o mais cedo possível possibilita iniciar o tratamento de forma precoce, o que diminui o risco de complicações e amplia as perspectivas de sucesso terapêutico.
Prevenção da disseminação: detectar rapidamente indivíduos infectados permite a implementação de medidas de controle, tais como isolamento, tratamento e rastreamento de contatos. Isso pode contribuir para a prevenção de surtos e epidemias.
Melhora da qualidade de vida: identificar uma doença de forma precoce pode proporcionar aos pacientes um melhor controle sobre sua saúde e ajudá-los a evitar complicações graves que possam prejudicar sua qualidade de vida.
Nosso portfólio contempla soluções moleculares completas para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), meningites, doenças respiratórias, entre outras.
Além disso, a Linha Easy PGX (Diatech Pharmacogenetics), possui testes que analisam o perfil genético tumoral de pacientes com câncer, permitindo verificar a sensibilidade ou resistência às terapias-alvo. Dessa forma, o tratamento oncológico é personalizado.