Vírus John Cunningham

Quantificação do JCV em pacientes imunocomprometidos

O Kit XGEN Master JCV é um teste quantitativo que permite a amplificação e quantificação do DNA do JCV através de PCR em Tempo Real em amostras de sangue total, plasma, LCR e urina.

Importância do diagnóstico

O vírus John Cunningham (JCV) pertence à família do Poliomavirus e foi identificado pela primeira vez em 1965. Este vírus infecta de 75 a 80% da população e a maioria é infectada na infância, geralmente de forma assintomática. O JCV pode induzir a leucoencefalopatia multifocal progressiva (LEMP) em indivíduos com o sistema imunológico comprometido, como pacientes infectados com HIV ou em tratamento imunossupressor.

A LEMP é uma doença desmielinizante rara e fatal que atinge o sistema nervoso central. A destruição dos oligodendrócitos pelo JCV leva aos sintomas da LEMP, que incluem disfunções motoras, visuais e na fala. Os sintomas dependem da parte do cérebro que foi afetada e geralmente pioram progressivamente.

Vantagens do Diagnóstico Molecular por PCR em tempo real

A PCR em Tempo Real (qPCR) é uma variação da técnica de PCR (Polymerase Chain Reaction), em que o resultado é visualizado ao mesmo tempo em que ocorre a amplificação da sequência de interesse do DNA, com a capacidade quantificar os patógenos detectados com maior precisão.

  • Diagnóstico rápido e sensível, principalmente se comparado a outras metodologias;
  • Metodologia confiável para o diagnóstico médico;
  • Facilidade na interpretação dos dados;
  • Processamento do teste em até 2h30;
  • Todos os reagentes necessários fornecidos em um único kit;
  • Precisão, especificidade e alto desempenho.
JCV amplification plot

A curva de amplificação pode ser verificada (Vermelho=105 cópias/μL, Amarelo=104 cópias/μL, Verde claro=103 cópias/μL, Azul=102 cópias/μL).

DOWNLOADS

ORÇAMENTO

Especificação Descrição
Metodologia/Tecnologia qPCR/TaqMan®
Quantidade de Testes 48 testes
96 testes
Amostras Sangue total, plasma, LCR e urina
Modelo XG-JCV-MB-48
XG-JCV-MB
Registro ANVISA 80502070080