Varicella-Zoster (VZV)

Áreas médicas: Infectologia

Alta sensibilidade e especificidade no diagnóstico de VZV

O kit XGEN MASTER VZV é um teste quantitativo que permite a amplificação e quantificação do DNA do vírus Varicella-Zoster (VZV) em amostras de sangue total, plasma e swab vesicular.

Importância do Diagnóstico

O vírus Varicella-Zoster (VZV) ou HHV-3 (Herpesvírus Humano 3), é um alfa herpesvírus com tropismo pelos nervos, que contém uma grande cadeia dupla de DNA (dsDNA). A infecção por VZV pode resultar em duas formas clinicamente distintas de doença.

A infeção primária resulta na varicela (catapora) que é caracterizada por mal-estar, febre e extensa erupção cutânea com lesões vesiculares em diferentes estágios de desenvolvimento na face, tronco e extremidades. A varicela acomete principalmente crianças em fase escolar. Mesmo após a melhora dos sintomas clínicos, o vírus
permanece latente no sistema nervoso.

Em cerca de 10-20% dos casos, o VZV pode ser reativado anos mais tarde, produzindo uma doença conhecida como herpes-zóster, popularmente conhecido como “cobreiro”. Esta é uma condição que causa erupções dolorosas em um lado da face ou corpo.

As complicações graves da herpes-zóster incluem neuralgia pós-herpética, mielite ou infecções oculares. A neuralgia pós-herpética pode durar meses ou até anos após a erupção cutânea e é a complicação mais comum da herpes-zóster.

Vantagens do Diagnóstico Molecular por PCR em tempo real

A técnica PCR (Polymerase Chain Reaction – Reação em cadeia da Polimerase) consiste na amplificação in vitro usada para aumentar em milhares de vezes o número de cópias de uma região do genoma, a fim de produzir ácido nucleico suficiente para uma análise adequada. Os resultados são muito mais rápidos e de alta sensibilidade.

A reação de PCR em Tempo Real é de até 2h30, permitindo que a entrega do resultado, desde a coleta da amostra até o diagnóstico clínico, seja realizada em pouco tempo e com alta sensibilidade.

  • Diagnóstico rápido e sensível, principalmente se comparado a outras metodologias;
  • Diferenciação da infecção latente em casos em que há replicação viral;
  • Metodologia confiável para o diagnóstico médico;
  • Facilidade na interpretação dos dados;
  • Processamento do teste em até 2h30;
  • Todos os reagentes necessários fornecidos em um único kit;
  • Precisão, especificidade e alto desempenho.

A curva de amplificação pode ser verificada (Vermelho=105 cópias/μL, Amarelo=104 cópias/μL, Verde claro=103 cópias/μL, Azul=102 cópias/μL).

DOWNLOADS

ORÇAMENTO

Especificação Descrição
Metodologia/Tecnologia qPCR/TaqMan®
Quantidade de Testes 48 testes
96 testes
Amostras Sangue total, plasma e swab vesicular
Limite de Detecção 1,309 cópias/μL
Modelo XG-VZV-MB-48
XG-VZV-MB
Registro ANVISA 80502070077