
Helicobacter Pylori
Praticamente metade da população mundial é colonizada por Helicobacter pylori (H. pylori), apesar de muitos pacientes serem assintomáticos.
O H. pylori é considerado uma causa comum da doença gastroduodenal e é responsável por uma grande porcentagem de úlceras gástricas, gastrite e refluxo gástrico. A infecção crônica com H. pylori também é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer gástrico e do linfoma MALT (Tecido Linfoide associado à mucosa).
Devido à sua associação com cânceres malignos, a terapia de erradicação é indicada na vidência de uma infecção por H. pylori. Sendo corretamente aplicada, a terapia é bem sucedida na maioria dos casos. No entanto, aplicada erroneamente, ela resulta em um aumento das taxas de resistência à claritromicina. Nesses casos, a troca por antibióticos alternativos é necessária.
Portanto, a resistência do H. pylori aos fármacos deve ser determinada com a maior antecedência possível.
Detecção Direta e Teste de Suscetibilidade às Drogas


GenoType HelicoDR
Ensaio molecular genético para detecção de H. pylori e a sua resistência à claritromicina e/ou às fluoroquinolonas.
Genotype Cdiff
Ensaio molecular genético para identificação do Clostridium difficile toxigênico e para a diferenciação de cepas nãopatogênicas, virulentas e hipervirulentas incluindo o ribotipo 027.