ADENOVÍRUS (ADV)

Áreas médicas: Infectologia, Transplante

Patógenos: Adenovírus humano

Alta sensibilidade e especificidade no diagnóstico de ADV

O KIT XGEN MASTER ADV é um teste quantitativo que permite a amplificação e quantificação do DNA, através de PCR em Tempo Real, de Adenovírus em amostras de sangue total, plasma, swab ou lavado nasal.

Importância do Diagnóstico

Os adenovírus (ADV) são vírus de DNA dupla fita e existem mais 51 subtipos do vírus que estão divididos em 7 subgrupos (A a G) e podem causar infecções em humanos. Os adenovírus são a causa mais comum de doenças respiratórias e os sintomas podem variar desde um resfriado comum até pneumonia, infecções dotrato respiratório superior e bronquite. Pessoas com o sistema imune comprometido estão em maior risco de desenvolver complicações severas causadas pelo adenovírus.

As vias aéreas superiores são o local mais frequente da infecção por adenovírus, porém dependendo do tipo do vírus, eles podem causar outras doenças como gastroenterites, conjuntivites, cistites e menos comumente, doenças neurológicas. O adenovírus é responsável por cerca de 15% das crianças hospitalizadas com gastroenterite.

A transmissão do vírus ocorre através do contato de uma pessoa a outra, e as crianças são infectadas com maior frequência que os adultos. Na maioria dos casos, as infecções são autolimitadas que regridem espontaneamente em poucos dias e por isso não requer qualquer intervenção terapêutica. Porém, as infecções graves por adenovírus necessitam de internamento e tratamento específico, incluindo cuidados intensivos e ventilação assistida.

Vantagens do diagnóstico Molecular por PCR em tempo real

A PCR em Tempo Real (qPCR) é uma variação da técnica de PCR (Polymerase Chain Reaction), em que o resultado é visualizado ao mesmo tempo em que ocorre a amplificação da sequência de interesse do DNA, com a capacidade quantificar os patógenos detectados com maior precisão.

  • Diagnóstico rápido e sensível, principalmente se comparado a outras metodologias;
  • Metodologia confiável para o diagnóstico médico;
  • Facilidade na interpretação dos dados;
  • Processamento do teste em até 2h30;
  • Todos os reagentes necessários fornecidos em um único kit;
  • Precisão, especificidade e alto desempenho.

 

adenovírus curva de amplificação

A curva de amplificação pode ser verificada (Vermelho=105 cópias/μL, Amarelo=104 cópias/μL, Verde claro=103 cópias/μL, Azul=102 cópias/μL).

DOWNLOADS

ORÇAMENTO

Especificação Descrição
Metodologia/Tecnologia qPCR/TaqMan®
Quantidade de Testes 48 testes
96 testes
Amostras Sangue total, plasma, swab ou lavado nasal
Modelo XG-ADV-MB-48
XG-ADV-MB
Registro ANVISA 80502070079