Kit multiplex Zika, Dengue e Chikungunya

Áreas médicas: Epidemiologia, Infectologia

Patógenos: Chikungunya, Dengue, Zika, Zyka

Detecção de Zika, Dengue e Chikungunya sem reação cruzada

O kit Xgen multi ZDC é um teste in vitro utilizado para a detecção qualitativa de ácido nucleico viral em amostras clínicas para a avaliação de infecção pelos vírus Zika (ZIKV), dengue (DENV) e Chikungunya (CHIKV).

Patógenos Detectados

  • Vírus Zika;
  • Vírus da dengue;
  • Vírus Chikungunya.

Importância do Diagnóstico

Nos últimos anos as doenças tropicais causadas pelos arbovírus acometem a população brasileira em um nível
preocupante.

A Dengue tornou-se um problema de saúde pública devido ao grande número de casos da doença, sendo a mais frequente das arboviroses que acomete o ser humano. O Brasil tornou-se o país com mais casos relatados de Dengue, ocupando o primeiro lugar no ranking internacional para os casos totais da doença, representando 78% de todos os casos notificados nas Américas e 61% de todos os casos notificados à Organização Mundial de Saúde.

Outra doença tropical, a Chikungunya é uma doença febril aguda transmitida pelo mesmo mosquito transmissor da Dengue. A principal manifestação clínica da infecção por Chikungunya são as fortes dores nas articulações e os outros sintomas são clinicamente semelhantes aos da Dengue – febre de início agudo, dores musculares, cefaleia, náusea e fadiga, por isso a diferenciação entre as duas doenças apenas pela observação clínica não é possível.

O vírus Zika é um arbovírus transmitido também pelo mosquito Aedes aegypti. Frente ao significativo aumento da incidência de síndromes neurológicas e de casos de microcefalias potencialmente relacionados ao patógeno, em fevereiro de 2016, a Organização Mundial da Saúde declarou Estado de Emergência em Saúde Pública Internacional.

Devido à dificuldade em diferenciar essas doenças tropicais por meio de avaliação clínica e métodos tradicionais de laboratório, novas tecnologias vêm sendo desenvolvidas para detecção desses vírus. O diagnóstico assertivo contribui para a escolha de um tratamento adequado para cada doença com o objetivo de tratar o paciente e prevenir a disseminação dos vírus na comunidade.

O ensaio por PCR em Tempo Real desempenha um papel importante, sendo uma ferramenta útil para o diagnóstico e diferenciação destas doenças utilizando kits multiplex onde os resultados são gerados simultaneamente em um único teste. Sendo também importante nos estudos epidemiológicos que visam analisar a distribuição da infecção dentro das populações.

Vantagens do Diagnóstico Molecular por PCR em tempo Real

A PCR em Tempo Real (qPCR) é uma variação da técnica de PCR (Polymerase Chain Reaction), em que o resultado é visualizado ao mesmo tempo em que ocorre a amplificação da sequência de interesse do DNA, com a capacidade quantificar os patógenos detectados com maior precisão.

  • Tipos de amostra: plasma, soro, sangue total e urina;
  • Diagnóstico rápido e sensível de Zika, Degue e Chikungunya, principalmente se comparado a outras metodologias;
  • Metodologia confiável para o diagnóstico médico;
  • Facilidade na interpretação dos dados;
  • Processamento do teste em até 2h30;
  • Todos os reagentes necessários fornecidos em um único kit;
  • Precisão, especificidade e alto desempenho.

A presença do Controle Interno é verificada pelo aumento do fluoróforo CY5 (curvas em vermelho), a presença de RNA do DENV é indicada pelo aumento do fluoróforo FAM (curvas em verde), a presença de RNA do CHIKV é indicada pelo aumento do fluoróforo ROX (curvas em laranja) e a presença de RNA do ZIKV é detectada pelo aumento do fluoróforo VIC (curvas em amarelo).

DOWNLOADS

ORÇAMENTO

Especificação Descrição
Metodologia/Tecnologia qPCR/TaqMan®
Quantidade de Testes 64 testes
Amostras Plasma, sangue total e urina
Modelo XG-ZDC-MB
registro ANVISA 80502070063

Preencha os campos e receba as novidades da Mobius em seu e-mail!