
Zika, Dengue e Chikungunya

Áreas médicas: Epidemiologia, Infectologia
Patógenos: Chikungunya, Dengue, Zika, Zyka

Detecção de Zika, Dengue e Chikungunya sem reação cruzada
O kit Xgen multi ZDC é um teste in vitro utilizado para a detecção qualitativa de ácido nucleico viral em amostras clínicas para a avaliação de infecção pelos vírus Zika (ZIKV), dengue (DENV) e Chikungunya (CHIKV).
Patógenos Detectados
- Vírus Zika;
- Vírus da dengue;
- Vírus Chikungunya.
Importância do Diagnóstico
Nos últimos anos as doenças tropicais causadas pelos arbovírus acometem a população brasileira em um nível
preocupante.
A Dengue tornou-se um problema de saúde pública devido ao grande número de casos da doença, sendo a mais frequente das arboviroses que acomete o ser humano. O Brasil tornou-se o país com mais casos relatados de Dengue, ocupando o primeiro lugar no ranking internacional para os casos totais da doença, representando 78% de todos os casos notificados nas Américas e 61% de todos os casos notificados à Organização Mundial de Saúde.
Outra doença tropical, a Chikungunya é uma doença febril aguda transmitida pelo mesmo mosquito transmissor da Dengue. A principal manifestação clínica da infecção por Chikungunya são as fortes dores nas articulações e os outros sintomas são clinicamente semelhantes aos da Dengue – febre de início agudo, dores musculares, cefaleia, náusea e fadiga, por isso a diferenciação entre as duas doenças apenas pela observação clínica não é possível.
O vírus Zika é um arbovírus transmitido também pelo mosquito Aedes aegypti. Frente ao significativo aumento da incidência de síndromes neurológicas e de casos de microcefalias potencialmente relacionados ao patógeno, em fevereiro de 2016, a Organização Mundial da Saúde declarou Estado de Emergência em Saúde Pública Internacional.
Devido à dificuldade em diferenciar essas doenças tropicais por meio de avaliação clínica e métodos tradicionais de laboratório, novas tecnologias vêm sendo desenvolvidas para detecção desses vírus. O diagnóstico assertivo contribui para a escolha de um tratamento adequado para cada doença com o objetivo de tratar o paciente e prevenir a disseminação dos vírus na comunidade.
O ensaio por PCR em Tempo Real desempenha um papel importante, sendo uma ferramenta útil para o diagnóstico e diferenciação destas doenças utilizando kits multiplex onde os resultados são gerados simultaneamente em um único teste. Sendo também importante nos estudos epidemiológicos que visam analisar a distribuição da infecção dentro das populações.
Vantagens do Diagnóstico Molecular por PCR em tempo Real
A PCR em Tempo Real (qPCR) é uma variação da técnica de PCR (Polymerase Chain Reaction), em que o resultado é visualizado ao mesmo tempo em que ocorre a amplificação da sequência de interesse do DNA, com a capacidade quantificar os patógenos detectados com maior precisão.
- Tipos de amostra: plasma, soro, sangue total e urina;
- Diagnóstico rápido e sensível de Zika, Degue e Chikungunya, principalmente se comparado a outras metodologias;
- Metodologia confiável para o diagnóstico médico;
- Facilidade na interpretação dos dados;
- Processamento do teste em até 2h30;
- Todos os reagentes necessários fornecidos em um único kit;
- Precisão, especificidade e alto desempenho.

A presença do Controle Interno é verificada pelo aumento do fluoróforo CY5 (curvas em vermelho), a presença de RNA do DENV é indicada pelo aumento do fluoróforo FAM (curvas em verde), a presença de RNA do CHIKV é indicada pelo aumento do fluoróforo ROX (curvas em laranja) e a presença de RNA do ZIKV é detectada pelo aumento do fluoróforo VIC (curvas em amarelo).
ORÇAMENTO
Especificação | Descrição |
---|---|
Metodologia/Tecnologia | qPCR/TaqMan® |
Quantidade de Testes | 64 testes |
Amostras | Plasma, sangue total e urina |
Modelo | XG-ZDC-MB |
registro ANVISA | 80502070063 |