Kit Master Toxoplasma gondii (TOXO)

Áreas médicas: Ginecologia, Infectologia, Obstetrícia

O Kit XGEN MASTER TOXO é um teste in vitro para detecção qualitativa de DNA de Toxoplasma gondii (TOXO) através da tecnologia de PCR em Tempo Real.

Importância do diagnóstico de Toxoplasma Gondii

O Toxoplasma gondii é o protozoário causador da toxoplasmose, uma zoonose que acomete milhões no mundo todo. Em pessoas com imunidade preservada, a toxoplasmose é assintomática em cerca de 90% dos casos e pode até passar despercebida. Porém a grande preocupação em relação à doença está nas mulheres grávidas e nos pacientes imunocomprometidos, como transplantados e pacientes com HIV.

A forma congênita, passada da mãe para o feto durante a gravidez, costuma ser crítica. O protozoário atinge o feto por via transplacentária causando danos com diferentes graus de gravidade, dependendo da capacidade da resposta imune da mãe e do período gestacional em que a mulher se encontra. Pode causar desde sequelas neurológicas, até visuais e hepáticas ao bebê.

Nos pacientes com infecção pelo HIV e outras formas de imunossupressão, principalmente transplantados, a toxoplasmose geralmente ocorre como reativação da doença no sistema nervoso, pulmão e coração, causando quadros de encefalite, miocardite e pneumonite. Na forma cerebral, denominada neurotoxoplasmose, podem ocorrer rebaixamento do nível de consciência, convulsões e sinais neurológicos focais diversos. Como não há sistema imune competente para combater o parasita, a toxoplasmose pode se disseminar pelo corpo e, se não tratada, evolui para sepse.

Apesar de a toxoplasmose desenvolver a imunidade no indivíduo, ainda não há vacina específica disponível. Assim, o diagnóstico rápido e preciso é extremamente importante para o tratamento e profilaxia da doença.

A evidenciação do parasita pela demonstração de seus componentes como segmentos de DNA é de alto valor diagnóstico e vem assumindo posição de destaque especialmente em imunocomprometidos. A PCR em Tempo Real (qPCR) tem sido utilizada no diagnóstico pré-natal e na prevenção da infecção toxoplasma.

Vantagens do Diagnóstico Molecular por PCR em tempo real

A PCR em Tempo Real (qPCR) é uma variação da técnica de PCR (Polymerase Chain Reaction), em que o resultado é visualizado ao mesmo tempo em que ocorre a amplificação da sequência de interesse do DNA, com a capacidade quantificar os patógenos detectados com maior precisão.

  • Tipos de amostra: fluído amniótico e plasma;
  • Infecções fetais podem ser diagnosticadas cedo através da análise de líquido amniótico;
  • Diagnóstico rápido e sensível, principalmente se comparado a outras metodologias;
  • Metodologia confiável para o diagnóstico médico;
  • Facilidade na interpretação dos dados;
  • Processamento do teste em até 2h30;
  • Todos os reagentes necessários fornecidos em um único kit;
  • Precisão, especificidade e alto desempenho.

 

Toxoplasma gondii

A presença de TOXO é indicada pelo aumento da fluorescência do fluoróforo FAM (curvas em verde). O controle interno (CI) é incluído na extração de ácidos nucleicos ou na mistura de reação de PCR para garantir a qualidade no resultado da amostra, já que possibilita a identificação de inibição no processo. A amplificação positiva do CI é detectada no canal de fluorescência do fluoróforo JOE/VIC (curvas em amarelo).

DOWNLOADS

ORÇAMENTO

Especificação Descrição
Metodologia/Tecnologia qPCR/TaqMan®
Quantidade de Testes 100 testes
Amostras Fluído Amniótico e Plasma
Limite de Detecção 12,44 UI/mL ou 14,18 taquizoítos/mL
Modelo XG-TOXO-MB
Registro ANVISA 80502070009

Preencha os campos e receba as novidades da Mobius em seu e-mail!