Tuberculose TB

O aumento da TB Multi Droga Resistente (MDR) é uma questão globalmente alarmante. MDR-TB é definida como uma TB que é resistente a pelo menos rifampicina e isoniazida, as duas mais poderosas drogas de primeira linha. Com o objetivo de prevenir a propagação da TB resistente e oferecer a terapia mais apropriada, a detecção rápida e direta da MDR-TB é mandatória.

O kit GenoType MTBDRplus é baseado na tecnologia de PCR e DNA-STRIP que permite a detecção do complexo M. tuberculosis e sua resistência contra rifampicina e isoniazida diretamente de amostras clínicas.

TB Extensivamente Resistente (XDR-TB) é definida como uma MDR-TB com resistência adicional a fluoroquinolonas e a um agente de segunda linha (Amicacina, Canamicina ou Capreomicina). O diagnóstico e tratamento da XDR-TB é ainda mais desafiador uma vez que as cepas deixam os pacientes praticamente sem opções de tratamento.

O kit GenoType MTBDRsl pode ser realizado sequencialmente ao GenoType MTBDRplus usando o mesmo isolado de DNA, assim, um teste eficiente para XDR-TB é possível.

NTM

O kit GenoType NTM-DR permite a detecção de várias NTMs clinicamente relevantes, incluindo a diferenciação entre M. intracellulare e M. chimaera. Além disso, a resistência das micobactérias a macrolídeos e aminoglicosídeos também são detectadas dentro da mesma etapa. Assim, o GenoType NTM-DR fornece informações cruciais como pré-requisito para um adequado regime terapêutico.

Teste de Suscetibilidade às Drogas

hain-01

GenoType MTBDRplus

Detecção do complexo M. tuberculosis e sua resistência à rifampicina e/ou isoniazida.

GenoType MTBDRsl

Ensaio molecular genético para detecção do complexo M. tuberculosis e sua resistência à fluoroquinolonas e/ou aminoglicosídeos/ peptídeos cíclicos (e/ou etambutol).

GenoType NTM-DR

Ensaio molecular genético para detecção e diferenciação de diversas NTM, assim como sua resistência a macrolídeos e aminoglicosídeos.