Mycobacterium tuberculosis (MTB)

Áreas médicas: Epidemiologia, Infectologia

O diagnóstico precoce evita altos custos hospitalares e tratamentos incorretos

A tuberculose é uma doença infecciosa transmissível que afeta principalmente os pulmões, embora possa afetar outras partes do organismo. É causada por um grupo de espécies de micobactérias geneticamente semelhantes, denominado complexo Mycobacterium tuberculosis (cMTB). O M. tuberculosis é o mais estudado, pois é o principal agente etiológico da tuberculose em humanos.

A transmissão geralmente ocorre de pessoa para pessoa, através de partículas contaminadas liberadas por espiro, tosse ou fala.

A tuberculose, de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, é uma das doenças que mais mata no mundo, sendo a doença infecciosa que mais mata pacientes HIV positivo. Uma pessoa HIV positivo tem 28 vezes mais chances de contrair tuberculose do que uma pessoa HIV negativo.

O tratamento é gratuito e está disponível inteiramente no Sistema Único de Saúde (SUS). Desde que tratada corretamente, a tuberculose é uma doença curável em praticamente 100% dos novos casos.

Nesse contexto, um diagnóstico rápido e preciso é fundamental para que o paciente seja tratado adequadamente, evitando também que outras pessoas sejam contaminadas. O Kit XGEN MASTER MTB traz essa viabilidade com um diagnóstico rápido e permitindo a identificação de micobactérias com máxima sensibilidade.

 

Benefícios do diagnóstico e monitoramento molecular

+ Rápido

Resultados em poucas horas;

+ Sensível

Diagnóstico de alta sensibilidade;

+ Preciso

Sem falsos positivos ou negativos;

+ Acessível

Todos os reagentes necessários fornecidos em um único kit

DOWNLOADS

ORÇAMENTO

Especificação Descrição
Metodologia/Tecnologia PCR em Tempo Real One Step/TaqMan®
Quantidade de Testes 100 testes
Amostras Escarro, lavado bronco alveolar, líquido cefalorraquidiano, tecidos, nódulos linfáticos, medula óssea, fezes e lavagem gástrica
Modelo XG-MTB-MB
Registro ANVISA 80502070029