Herpes Simplex 1

Áreas médicas: Infectologia

O diagnóstico precoce evita a disseminação do vírus e possíveis encefalites e queratites em imunossuprimidos

O vírus herpes simplex tipo 1 (HSV1) é um agente patogênico comum encontrado em todo o mundo. A exposição inicial ao HSV1 é denominada de infecção primária, o paciente poderá desenvolver as lesões ou, em 90% dos casos, apresentar infecção subclínica, na qual não existem lesões aparentes.

A grande maioria das lesões são na região oral, mas podem também aparecer na região genital. As lesões cutâneas são precedidas por alguns sintomas locais como coceira, ardor, agulhadas e formigamento.

O vírus permanece latente no organismo do indivíduo infectado, podendo a qualquer momento originar reativações com diferentes manifestações clínicas ou permanecer em um estágio assintomático, contribuindo para a sua propagação, quando na forma de herpes genital. O nível de gravidade e as recorrências estão associados à imunocompetência do indivíduo. Em alguns casos, a infecção pode levar a complicações mais graves, tais como encefalite ou queratite.

A prescrição terapêutica eficaz nos casos de herpes só é possível se os antivirais forem administrados precocemente. O diagnóstico molecular se faz essencial por ser rápido e sensível, e por quantificar o DNA viral. Assim, estratégias antivirais podem ser ministradas ao paciente para minimizar a intensidade, a duração da infecção e a transmissibilidade do vírus, importantíssimo especialmente para imunossuprimidos e gestantes.

 

Benefícios do Diagnóstico e Monitoramento

+ Rápido

Resultados em poucas horas

+ Sensível

Diagnóstico de alta sensibilidade

+ Preciso

Metodologia sem falsos positivos ou negativos

+ Acessível

Todos os reagentes necessários fornecidos em um único kit

DOWNLOADS

ORÇAMENTO

Especificação Descrição
Metodologia/Tecnologia PCR em Tempo Real One Step/TaqMan®
Quantidade de Testes 100 testes
Amostras Sangue total, plasma, swabs, urina e líquido cefalorraquidiano
Modelo XG-HSV1-MB
Registro ANVISA 80502070035