Em todo o mundo.
Em 2020, segundo a OMS.
Segundo pesquisa da Universidade de Oxford.
Pesquisa não encontrada
______
O diagnóstico por meio da biologia molecular identifica a doença em poucas horas, bem como a presença ou não de resistência às drogas de 1ª e 2ª linha. Isso permite o uso da medicação mais adequada desde o início do tratamento. Conheça a melhor solução para você!
______
O Dr. Francisco Beraldi, infectologista, fala sobre os conceitos e fases da doença e quais são as principais formas de transmissão.
______
A tuberculose é a doença infecciosa que mais mata no mundo como causa isolada. Ela afeta principalmente os pulmões e é transmitida por via respiratória, através de espirros, tosse e até mesmo da fala. Estima-se que uma pessoa com tuberculose pode infectar, em média, outras 15 em um ano.
Por muito tempo, a tuberculose foi lembrada pela coinfecção com o HIV e pelo seu determinante social. Porém, a imunossupressão vem se mostrando como importante determinante da doença. Os pacientes em uso de imunossupressores como anti-TNFα, portadores da diabetes mellitus, ou aqueles acometidos por neoplasias, são frequentemente diagnosticados com tuberculose.
Uma grande ameaça ao cenário de infecção pela doença é a ocorrência da tuberculose resistente. Esse caso exige um tratamento complexo, longo e muitas vezes tóxico para os pacientes, reduzindo as chances de cura em até 50%. Outro ponto é que, se não diagnosticado rapidamente, este paciente passa a transmitir o bacilo resistente na comunidade.
O diagnóstico precoce, juntamente com a triagem sistemática de contatos e grupos de risco, são umas das apostas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para erradicar os casos.
Em todo o mundo.
Em 2020, segundo a OMS.
Segundo pesquisa da Universidade de Oxford.
______
Em busca de técnicas rápidas e eficientes, o desenvolvimento de testes moleculares para a detecção do Mycobacterium tuberculosis e suas resistências aos fármacos, se tornou prioridade de pesquisa e implementação.
Neste contexto, a Mobius Life Science apresenta as linhas Genotype MTBDRplus e Genotype MTBDRsl que detectam o complexo M. tuberculosis e os genes de resistência aos fármacos de 1º e 2ª linha do tratamento. Estas linhas são baseadas na tecnologia de PCR e DNA-STRIP, que em poucas horas permite resultado seguro e confiável a partir de amostras clínicas respiratórias e amostras de cultura.
O Genotype MTBDRplus e o Genotype MTBDRsl são recomendados pela OMS desde 2008. Estudos na literatura, incluindo uma metanálise, apontam uma sensibilidade e especificidade de 94,8% e 95,7%, respectivamente, para identificação do complexo M. tuberculosis; de 96,7% e 98,8%, respectivamente, para detecção de resistência a rifampicina; 90,2% e 99,2%, respectivamente, para identificação de resistência à isoniazida, com limite inferior de detecção de 160bacilos/ml.
______
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, desde 2020, o uso de métodos moleculares para diagnóstico da tuberculose e da resistência a medicamentos. No Brasil, o Ministério da Saúde aprovou, em julho de 2021, a incorporação dos testes moleculares de DNA-STRIP para a detecção da tuberculose no rol de exames, salientando a precisão do diagnóstico das resistências às drogas de 1ª e 2ª linha utilizadas para o tratamento da doença.
______
Exames moleculares de alta precisão, adequados para rotinas de pequeno, médio e grande porte.
MÉDICO
______
Diagnóstico preciso;
Detecção em poucas horas de resistência às drogas de 1ª e 2ª linha;
Auxílio na condução dos pacientes ao tratamento adequado;
Otimização da rotina de atendimentos médicos.
HOSPITAIS
______
Mais celeridade aos atendimentos, inclusive os de urgência e emergência;
Redução dos riscos de transmissão;
Detecção da tuberculose e perfil de resistência aos antimicrobianos em poucas horas.
LABORATÓRIO
______
Aumento do portfólio de serviços oferecidos;
Mais agilidade no atendimento aos clientes;
Diagnóstico de alta sensibilidade e especificidade.
PACIENTE
______
Diagnóstico preciso para iniciar o tratamento adequado;
Mais agilidade na coleta e liberação do laudo, o que otimiza a rotina de consultas médicas;
Redução das chances de transmitir a doença às pessoas próximas.
GESTOR DE SAÚDE
______
Maior qualidade assistencial;
Diminuição dos gastos hospitalares;
Otimização do gerenciamento de leitos.
SECRETARIAS DE SAÚDE
______
Identificação dos principais genes de resistência circulantes;
Melhor definição do cenário epidemiológico;
Redução da cadeia de transmissão da doença;
Precisão na detecção da tuberculose, por meio de testes moleculares de sonda em linha, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde.
______
Tire todas as suas dúvidas relacionadas a tuberculose.
______
Nosso time de especialistas está pronto para te atender e esclarecer todas as suas dúvidas.