fbpx
Produtos Quem Somos

Diagnóstico molecular para detecção de H. pylori + resistência na mesma amostra

A Helicobacter pylori (H. pylori) é uma bactéria que infecta as células da mucosa gástrica e sua morfologia se adapta ao ambiente ácido do estômago. Por isso, a infecção normalmente é assintomática. Ainda assim, pode causar complicações como gastrite, úlceras e até câncer.

A infecção está diretamente relacionada com as condições sanitárias, uma vez que a transmissão ocorre por meio de água e alimentos contaminados com fezes de indivíduos infectados. Logo, países em desenvolvimento e regiões sem tratamento de água e/ou saneamento básico, tendem a ter um maior número de casos.

Este microrganismo apresenta prevalência mundial. No Brasil, estima-se que 60% da população já entrou em contato com a H. pylori, sendo a incidência entre as regiões diversificada e subnotificada. O Nordeste, por exemplo, possui cerca de 90% de casos, enquanto as regiões Sul e Centro-Oeste, 83%.

Sintomas e consequências

A infecção apresenta sintomas genéricos como queimação estomacal, gases e apetite reduzido. O processo inflamatório pode causar gastrites e evoluir para úlceras. Nestes casos, o paciente pode manifestar sinais como dor abdominal após as refeições, náuseas, vômitos e sangue nas fezes. Quando não tratadas, as úlceras podem evoluir para tumores gástricos.

Diagnóstico da H. pylori

Uma das formas de diagnóstico é por meio de exames não invasivos, que consistem principalmente em testes sorológicos e respiratório.

Os testes sorológicos podem apresentar resultados falsos positivos devido à baixa sensibilidade e especificidade. Por outro lado, o teste respiratório é altamente efetivo e preciso, mesmo com disponibilidade reduzida no Brasil.

A endoscopia é uma alternativa de exame invasivo muito utilizada pelos médicos. Normalmente, os profissionais de saúde solicitam este procedimento quando o paciente apresenta outros sintomas ou queixas. A partir da biópsia coletada, é possível identificar a presença de H. pylori com testes de urease e análise histológica. Apesar de sua alta especificidade e sensibilidade, esses testes permitem apenas a identificação bacteriana.

Tratamento da H. pylori

O tratamento é longo e consiste na utilização de vários antibióticos, dependendo da progressão do quadro. Na maioria dos casos, os médicos optam pela forma empírica, ou seja, sem a avaliação de resistência bacteriana. Um dos medicamentos de primeira linha mais utilizados é a Claritromicina aliada a inibidores de próton, como o Omeprazol. Nestas situações, a abordagem terapêutica pode não ter eficácia, sobretudo nos casos em que a infecção é causada por bactérias resistentes à Claritromicina. Além disso, pode aumentar os riscos ao paciente e potencializar a seleção de microrganismos resistentes.

Estima-se que, no Brasil, a taxa de resistência à Claritromicina seja de 15-20%, um número considerável e preocupante, que afeta diretamente o crescimento de casos de câncer gástrico no país.

Solução da Mobius

O kit Master H. pylori¹ tem o objetivo de personalizar e direcionar o tratamento dos pacientes acometidos por H. pylori. O teste é altamente informativo, uma vez que identifica a presença bacteriana e avalia a resistência à Claritromicina em um único exame e amostra. O resultado é liberado em poucas horas de forma precisa, pois, a técnica utilizada é a PCR em tempo real.

A realização do exame possui inúmeras vantagens. Entre as mais importantes estão: a efetividade do tratamento, redução de custos, controle da transmissão e seleção de bactérias resistentes, além de diminuir a chance de desenvolvimento de lesões e tumores.

¹ Produto com Registro ANVISA: 80502070103