Kit Multiplex Meningite Bacteriana

Áreas médicas: Infectologia, Neurologia, Pediatria

Detecção das principais bactérias causadoras de meningite

O Kit XGEN Multi MB é um teste in vitro para a detecção quantitativa de ácido nucleico bacteriano  em amostras clínicas para avaliação de infecções de bactérias causadoras de Meningite.

Patógenos Detectados

  • Neisseria meningitidis (Nmeng)
  • Streptococcus pneumoniae (Spneu)
  • Haemophilus influenzae (Haeinf)

Importância do diagnóstico

A meningite significa inflamação das meninges, que são as camadas protetoras que envolvem o cérebro e a medula espinhal.
Pode ser causada por vírus, bactérias, fungos, ou por processos não-infecciosos, como lesões e tumores. As formas mais frequentes são a meningite viral e bacteriana, ambas consideradas uma importante questão de saúde pública, devido à sua capacidade de ocasionar surtos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ocorrem cerca de 1,2 milhão de casos e 135 mil mortes por meningite a cada ano no mundo. No Brasil, um estudo recente mostrou que foram confirmados aproximadamente 18 mil casos por ano, dos quais 34% foram de origem bacteriana.

A meningite bacteriana é o quadro mais perigoso da doença, pois tem uma evolução rápida e pode ser fatal se não for tratada rapidamente e com os antibióticos corretos. O tratamento tardio pode resultar em sequelas como danos cerebrais, perda da audição e visão e até mesmo a amputação de membros.

Exames laboratoriais por Biologia Molecular permitem que os agentes causadores sejam identificados por testes mais rápidos, com alta especificidade e sensibilidade. Isso possibilita iniciar o tratamento mais rapidamente reduzindo a chance de evolução do quadro clínico para sepse (infecção generalizada) e morte.

Vantagens do diagnóstico molecular por PCR em tempo real

A técnica PCR (Polymerase Chain Reaction – Reação em cadeia da Polimerase) consiste na amplificação in vitro usada para aumentar em milhares de vezes o número de cópias de uma região do genoma, a fim de produzir ácido nucleico suficiente para uma análise adequada. Os resultados são muito mais rápidos e de alta sensibilidade.

Com o Kit Multiplex de PCR em Tempo Real, a grande inovação é a possibilidade de detectar diversos patógenos simultaneamente em um único teste, com uma única amostra. O tempo da reação é de até 2h30, permitindo que a entrega do resultado, desde a coleta da amostra até o diagnóstico clínico, seja realizada em pouco tempo e com alta sensibilidade.

  • Detecção simultânea das principais bactérias causadoras da meningite;
  • Diagnóstico rápido e sensível, principalmente se comparado a outras metodologias;
  • Metodologia confiável para o diagnóstico médico, sem falsos positivos ou negativos;
  • Facilidade na interpretação dos dados;
  • Resultados em até 2h30;
  • Todos os reagentes necessários fornecidos em um único kit;
  • Precisão, especificidade e alto desempenho

 

 

 

meningite bacteriana

meningite bacteriana

A presença do DNA bacteriano de Haeinf é detectada pelo aumento do fluoróforo FAM (curvas em verde), Spneu é detectada pelo aumento do fluoróforo CY5 (curvas em vermelho) e Nmeng pelo fluoróforo VIC (curvas em amarelo). O ensaio utiliza a bactéria Streptococcus equi como controle de extração – Controle Interno (CI), adicionado a cada amostra e ao controle negativo no processo de extração, garantindo a qualidade do resultado da amostra, já que possibilita a identificação de inibição do processo. A amplificação do CI é detectada no canal de fluorescência ROX.

DOWNLOADS

ORÇAMENTO

Especificação Descrição
Metodologia/Tecnologia qPCR/TaqMan®
Quantidade de Testes 64 testes
Amostras Líquido Cefalorraquidiano (LCR) e sangue
Modelo XG-MB-MB
Registro ANVISA 80502070038

Preencha os campos e receba as novidades da Mobius em seu e-mail!