Kit Master Vírus Herpes Simplex 1

Áreas médicas: Infectologia

Patógenos: herpes simplex tipo 1, HSV1

Sensibilidade e Especifidade no Diagnóstico de HSV1

O Kit XGEN Master HSV1 é um teste in vitro para a detecção quantitativa de ácido nucleico viral em amostras clínicas como auxílio para a avaliação de infecções pelo vírus herpes simplex tipo 1 (HSV1).

Importância do Diagnóstico

O vírus herpes simplex tipo 1 é um agente patogênico comum encontrado em todo o mundo. A exposição inicial ao HSV1 é denominada de infecção primária, o paciente poderá desenvolver as lesões ou, em 90% dos casos, apresentar infecção subclínica, na qual não existem lesões aparentes.

As lesões se caracterizam por vesículas que se agrupam e rapidamente progridem para feridas aparecendo em qualquer parte do corpo, mas comumente na mucosa bucal e gengival. Contudo, o HSV1 pode também ser transmitido para a área genital, provocando herpes genital. A erupção das lesões cutâneas é precedida por alguns sintomas locais como coceira, ardor, agulhadas e formigamento.

O vírus permanece latente no organismo do indivíduo infectado, alojando-se nos gânglios sensitivos podendo,
a qualquer momento, originar reativações com diferentes manifestações clínicas ou permanecer em um estágio
assintomático, contribuindo para a sua propagação. O nível de gravidade e as recorrências estão associados à imunocompetência do indivíduo. Em alguns casos, a infecção pode levar a complicações mais graves, tais como encefalite ou queratite.

A prescrição terapêutica eficaz nos casos de herpes só é possível se os antivirais forem administrados precocemente. Assim um diagnóstico laboratorial rápido e sensível é essencial para diminuir a letalidade e sequelas da infecção, principalmente quando falamos em pacientes imunocomprometidos e gestantes.
Os testes baseados na tecnologia de PCR em Tempo Real são capazes de quantificar o DNA viral, proporcionando resultado específico e preciso. Assim, estratégias antivirais podem ser ministradas ao paciente para minimizar a intensidade, a duração da infecção e a transmissibilidade do vírus.

Vantagens do  Diagnóstico Molecular por PCR em tempo real

A técnica PCR (Polymerase Chain Reaction – Reação em cadeia da Polimerase) consiste na amplificação in vitro usada para aumentar em milhares de vezes o número de cópias de uma região do genoma, a fim de produzir ácido nucleico suficiente para uma análise adequada. Os resultados são muito mais rápidos e de alta sensibilidade.

A reação de PCR em Tempo Real é de até 2h30, permitindo que a entrega do resultado, desde a coleta da amostra até o diagnóstico clínico, seja realizada em pouco tempo e com alta sensibilidade.

  • Capacidade de quantificação da carga viral com precisão;
  • Diferenciação da infecção latente em casos em que há replicação viral;
  • Diagnóstico rápido e sensível, principalmente se comparado a outras metodologias;
  • Metodologia confiável para o diagnóstico médico, sem falsos positivos ou negativos;
  • Facilidade na interpretação dos dados;
  • Resultados em até 2h30;
  • Todos os reagentes necessários fornecidos em um único kit;
  • Precisão, especificidade e alto desempenho.

 

 

 

herpes virus 1 -1

Curva de quantificação do kit HSV1 (Vermelho=104 cópias/μL; Amarelo=103 cópias/μL; Verde claro=102 cópias/μL; Verde escuro= 10 cópias/μL ).

 

herpes virus 1 -2

A presença de material genético do vírus herpes simplex 1 é indicada pelo aumento do fluoróforo FAM (curvas em verde). O ensaio possui controle de extração – Controle Interno (CI), adicionado a cada amostra no processo de extração, garantindo a qualidade no resultado da amostra, já que possibilita a identificação de inibição no processo. A amplificação do CI é detectada no canal de fluorescência HEX.

DOWNLOADS

ORÇAMENTO

Especificação Descrição
Metodologia/Tecnologia qPCR/TaqMan®
Quantidade de Testes 100 testes
Amostras Sangue total, plasma, líquido cefalorraquidiano (LCR), urina e swab genital
Limite de Detecção 0,77 cópias/μL
Modelo XG-HSV1-MB
Registro ANVISA 80502070035

Preencha os campos e receba as novidades da Mobius em seu e-mail!