Kit multiplex Dengue e Chikungunya

Áreas médicas: Epidemiologia, Infectologia

Patógenos: Chikungunya, Dengue

Detecção de Dengue e Chikungunya em uma única reação

O Kit XGEN MULTI DC é um teste in vitro para a detecção qualitativa de ácido nucleico viral em amostras clínicas como auxílio para a avaliação de infecção pelo vírus da dengue (DENV) e chikungunya (CHIKV).

Importância do Diagnóstico

Nos últimos anos, a dengue se tornou um problema de saúde pública devido ao grande número de casos da doença, sendo a mais frequente das arboviroses que acomete o ser humano. Pode apresentar-se de forma assintomática, produzir os sintomas clássicos da doença ou apresentar-se de formas mais graves como a febre hemorrágica ou síndrome de choque da dengue.

O Brasil se tornou o país com mais casos relatados de dengue, ocupando o primeiro lugar no ranking internacional para os casos totais da doença, representando 78% de todos os casos notificados nas Américas e 61% de todos os casos notificados à Organização Mundial de Saúde.

A chikungunya é uma doença febril aguda transmitida pelo mesmo mosquito transmissor da dengue. A principal manifestação clínica são as fortes dores nas articulações, mas os outros sintomas são clinicamente semelhantes aos da dengue – febre de início agudo, dores musculares, cefaleia, náusea e fadiga, por isso a diferenciação entre as duas doenças pela observação clínica não é possível.

Dessa forma, em regiões onde essas doenças são endêmicas, devem ser diferenciadas para evitar erros de diagnóstico e facilitar o tratamento em caso de apresentações atípicas e complicações.

Uma vez que a carga viral é alta nos primeiros cinco dias após a infecção, a detecção por métodos moleculares é mais eficaz no diagnóstico rápido dessas doenças. Assim, o ensaio por PCR em Tempo Real com kits multiplex desempenham um papel importante, pois os resultados são gerados simultaneamente em uma única reação.

 

Vantagens do Diagnóstico Molecular por PCR em tempo Real

A técnica PCR (Polymerase Chain Reaction – Reação em cadeia da Polimerase) consiste na amplificação in vitro usada para aumentar em milhares de vezes o número de cópias de uma região do genoma, a fim de produzir ácido nucleico suficiente para uma análise adequada. Os resultados são muito mais rápidos e de alta sensibilidade.

A reação de PCR em Tempo Real é de até 2h30, permitindo que a entrega do resultado, desde a coleta da amostra até o diagnóstico clínico, seja realizada em pouco tempo e com alta sensibilidade.

  • Resultado da diferenciação de dengue e chikungunya é gerado simultaneamente utilizando uma única reação;
  • Diagnóstico rápido e sensível, principalmente se comparado a outras metodologias;
  • Metodologia confiável para o diagnóstico médico, sem falsos positivos ou negativos;
  • Facilidade na interpretação dos dados;
  • Resultados em até 2h30;
  • Todos os reagentes necessários fornecidos em um único kit;
  • Precisão, especificidade e alto desempenho.

dengue

chikugunya

A presença de RNA do DENV é indicada pelo aumento do fluoróforo FAM (curvas em verde) e a presença de RNA do CHIKV é indicada pelo aumento do fluoróforo ROX (curvas em laranja). O ensaio utiliza o Vírus do Mosaico do Capim Bromo (BMV) como controle de extração – Controle Interno (CI), adicionado a cada amostra e ao controle negativo no estágio de tampão de lise do processo de extração, garantindo a qualidade no resultado da amostra, já que possibilita a identificação de inibição no processo. A amplificação do CI é detectada no canal de fluorescência CY5.

DOWNLOADS

ORÇAMENTO

Especificação Descrição
Metodologia/Tecnologia qPCR/TaqMan®
Quantidade de Testes 64 testes
Amostras Sangue total e Urina
Modelo XG-DC-MB
registro ANVISA 80502070030

Preencha os campos e receba as novidades da Mobius em seu e-mail!